Oração da Serenidade

ORAÇÃO DA SERENIDADE

Concedei-me, Senhor a serenidade necessária

Para aceitar as coisa que não posso modificar.

Coragem para modificar aquelas que posso e

Sabedoria para conhecer a diferença entre elas.

Vivendo um dia de cada vez

Desfrutando um momento de cada vez

Aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz

Aceitando, como Ele aceitou

Este mundo tal como é, e não como eu queria que fosse

Confiando que Ele Acertará tudo

Contanto que eu me entregue à Sua vontade

Para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida

E supremamente Feliz com Ele eternamente na próxima.

Reinhold Niebuhr

Sobre a Oração da Serenidade

A Oração da Serenidade foi escrita pelo teólogo e escritor americano Reinhold Neibuhr (1892-1971).

A oração da serenidade foi impressa pela primeira vez em 1950, mas a mulher de Reinhold disse que ele já tinha escrito a oração em 1934.

As primeiras quatro linhas da oração da serenidade fazem parte do texto original e o restante foi adicionado mais tarde por um autor desconhecido.

Na primeira (e mais famosa) estrofe, existem três pedidos a Deus: por serenidade, coragem e sabedoria:

As duas primeiras linhas da oração pedem serenidade para aceitar as coisas que não podemos mudar sozinhos (serenidade).

A terceira linha pede coragem para superar as coisas que podemos (coragem).

A quarta linha pede discernimento para saber quando aceitar uma situação ou quando enfrentá-la (sabedoria).

Oração da Serenidade

O significado da segunda parte da oração da serenidade:

O tema da segunda estrofe da oração da serenidade pede contentamento na vida do dia a dia.

É uma oração para a aceitação de dificuldades mas também é uma oração de confiança em Deus, a confiança de que ele trará paz e felicidade.

A oração da serenidade termina com olhar para a vida eterna, com a certeza de que depois desta vida, no paraíso, com Deus, nós seremos supremamente felizes por toda a eternidade.

Os alcoólicos anônimos, e outros grupos de ajuda mútua, utilizam muito a oração da serenidade em seus programas de recuperação.

A oração da serenidade é conhecida por muitos nomes, por exemplo “oração alcoólicos anônimos”, “oração do AA”, “serenidade, coragem e sabedoria”, “concedei-me, senhor a serenidade” e “oração da serenidade”.

Meditação sobre a Oração da Serenidade

Para ajudar a entender a oração.

Concedei-me, Senhor a serenidade necessária para aceitar as coisa que não posso modificar.

Serenidade é um estado calmo, pacífico e livre de stress. Comece se acalmando e durante este tempo ofereça a Deus os pensamentos ansiosos do dia, ou qualquer preocupação que você tenha no momento.

Coragem para modificar aquelas que posso

O apóstolo Paulo escreveu: “quando sou fraco, então é que sou forte”. Pense em todas as áreas da sua vida onde você está falhando, e onde você quer ver mudança. Peça a Deus por coragem e força para superar esses problemas. Medite sobre seus problemas e permita que a luz de Deus ilumine o seu ser com força e esperança.

E Sabedoria para conhecer a diferença

Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. – Provérbios 2:6

Em última análise, tudo vem do nosso Deus no céu, as roupas que vestimos, a comida que comemos, as nossas famílias e entes queridos, e o próprio alento em nossos corpos. Dê graças a Deus por sua bondade e sabedoria e peça que ele te ilumine. Ofereça sua vida a Deus e permita que ele te leve pelos caminhos onde a mudança é possível. Peça a ajuda de Deus em todas as áreas da sua vida onde as coisas estão difíceis agora.

Serenidade, Coragem e Sabedoria

A partir de sabedoria, somos levados de volta para a serenidade que é um lugar de descanso e calma. Quando terminar a oração fique mais um minuto meditando sobre a paz de Deus. Permita que essa paz se aposse de todo o seu ser.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. – Filipenses 4:7

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. – Tiago 1:5

Compartilhe a Oração da Serenidade e deixe o seu testemunho:

Veja também a poderosa novena Maria Passa Na Frente

Veja também a Oração de São Jorge

Veja também a Oração do Credo

Veja também a Oração da Noite

Veja também a Oração de São Miguel Arcanjo

DEIXE O SEU TESTEMUNHO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 testemunhos em “ORAÇÃO DA SERENIDADE
  1. Maria Inês de O. Forte disse:

    A oração da serenidade veio trazer paz e serenidade em minha alma. Estou vivendo momentos de tribulações e através desta oração, Deus tem acalmado o meu coração. Tenho entregado a cada dia , a minha vida em suas mãos. E tenho aprendido a viver um dia de cada vez. Assim, entrego todas as minhas preocupações ao Pai, para que de acordo com a sua vontade, ele haja nas áreas de minha vida que precisam ser transformadas. E sinto a sua presença ao meu lado quando preciso de força e coragem. A confiança que tenho na intercessão de Jesus nesta causa, está mostrando que a vitória está chegando para a honra e glória de Deus Pai. A cada dia sinto renovada em mim a força e coragem para não desistir da batalha e a certeza de que a fidelidade a Deus é tudo o que precisamos para obtermos a paz e a serenidade enquanto esperamos a sua resposta.

  2. Aparecida Saleti Ferreira disse:

    Essa oração já me ajudou em momentos muito difícil da minha vida, todas as vezes que orei com fé fui atendida, nunca perca a fé.

  3. Manoel Franco Rodrigues disse:

    Eu me chamo Pr. Manoel Franco aos 12 anos de idade conheci um Amigo Fiel mais tive que aprender com os meus erros. Que Jesus representa um tudo em minha vida. Hoje estou Lutando para permanecer nesta caminhada com Cristo que é meu Companheiro de todas as horas, na dificuldades tenho conquistado muitas Vitórias e muitas bênçãos.

  4. Marcia disse:

    Estou lendo todas as orações estou gostando muito fácil por um momento difícil estou tendo muita fé que as coisas vão melhorar. obrigado